Este espaço tem como intuito dar asas a um projecto que tem sido adiado, no qual pretendo todos os dias fotografar algo ou alguem por quem me cruze.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fonte das 3 Carrancas


A Fonte das 3 bicas, ou Fonte das Carrancas, ou Chafariz Grande, situa-se na cidade de Leiria, em Portugal, perto da Igreja do Espírito Santo.

Datada do século XVIII (1721), é uma fonte barroca com dois bebedouros para animais e uma bacia central com três Carrancas clássicas. À frente há um varandim de quadrilóbulos, que cinge nos graus de acesso. Sobre as carrancas que jorram a água podemos ver ainda uma estátua de  Santo António.

Ora este é um local pelo qual eu passo com alguma regularidade, será possivelmente um dos monumentos mais bonitos desta cidade e onde muitas vezes me refresquei. Apesar de nos dias de hoje afirmarem que a agua é impropria, muitas foram as vezes que bebi lá a agua fresca após palmilhar a cidade toda a pé.

Para quem não conhece Leiria, posso informar que é uma bonita cidade para se visitar a pé e apreciar os monumentos que a preenchem, desde o Castelo, a Sé, a Igreja da Senhora da Encarnação, momentos bastante bonitos e com vistas fabulosas sobre a cidade o rio.

Adoro a fonte das 3 bicas e sentar-me lá ao fim do dia e ver os transeuntes a passear...


Até à próxima....

 

Sem comentários:

Enviar um comentário